quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Pensamentos


"Fico pensando se não somos tão carentes ao ponto de não viver melhor sem alguém. E há tanto medo de não ser escolhido, e de ser escolhido e ser trocado, ou ainda de não ser escolhido totalmente, ou de escolher e viver achando que essa escolha é uma prisão. Mas eu lembro de nós dois, enquanto penso nisso tudo, do nosso pacto pelo total aproveitamento diário, essa liberdade quase imposta de saber-se poder ir embora quando não for mais tão essencial. Eu lembro que se estamos juntos é porque, todos os dias, ao acordar e nos olharmos tão frágeis, tão fortes, tão vulneráveis, tão entregues, nós fazemos novamente a escolha de ontem, e cumprimos o resto do dia alimentando esse 'estarmos juntos' com intensidade e delicadeza. Eu fico pensando nos nossos ajustes e na vontade que temos de sabedoria em meio a toda essa embriaguez da paixão. E acho que se esse ainda não é o caminho certo, pelo menos, é o mais bonito por enquanto. E o que me deixa mais inteira, a cada passo. E fico pensando enquanto avanço: eu amo construir a mesma estrada com você... Eu amo morar no teu abraço." (M. de Queiroz)

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O real do amor


Há muitas pessoas que não acreditam no amor. Eu acredito, na verdade, eu preciso acreditar. Não posso considerar que essa parte tão grande em mim, capaz de tanto amor, seja fruto de algo que não exista em algum lugar, além do meu peito. Amor a gente não busca no mundo, amor não tá lá fora, à venda, à disposição. Amor é algo de dentro que, quando você encontra alguém que você guarda dentro e que também guarde você dentro, faz o mundo aqui fora parecer menos vazio e distante. As pessoas têm problemas no trabalho, as pessoas tem problemas de saúde, as pessoas tem problemas familiares, mas ninguém sai por aí dizendo que o trabalho não existe, que a saúde não existe ou que família não existe. No entanto, alguns cínicos com seus corações machucados querem nos fazer acreditar que o amor não existe. Sempre que alguém amargurado e amargo te disser que o amor não existe lembre-se: o amor existe, o que não existe é a perfeição. Tudo na vida a gente luta para conseguir e luta mais ainda para manter, é assim com tudo e é assim também com o amor. Essa é a verdade nua e crua: existe amor, mas também existem pessoas que não sabem amar. Eu não faço como essas pessoas que tentam dizer que o amor é uma bobagem, uma ilusão. E não é porque eu amo e sou amado, não é porque eu tenho um lindo namorado. Não! Estou só, e assim estive em todos os dias das minhas mais de duas décadas de vida. Já sofri muito por amor. Já me iludi e me enganei. Já fui iludido e enganado. Meu amor já foi usado apenas para massagear egos, realizar favores e/ou conquistar prazeres da carne. Meu coração já foi partido por diversas e milhares de vezes, mas ainda há o poder de se regenerar em minha alma. Defendo o amor, defendo que as pessoas se amem, eu quero que você acredite no amor. Não vou querer privar o mundo do que não tenho. Não é porque ainda não deu certo para mim que não vai dar certo para você, vai dar certo sim! E, assim, quanto mais pessoas acreditarem no amor mais chances eu tenho de um dia encontrar quem também acredite e, nesse dia, além de amar eu também serei amado e terei orgulho de dizer: sim, o amor existe, pois existe eu e você.

"Eu sabia antes de te conhecer, que os meus sonhos me guardavam pra você, esperando a hora de te encontrar"
(Mauro Motta/ Dudu Falcão)

Em cada momento sem


"Olhamos um para o outro através de um abismo sem esperança. Eu o amava e idolatrava, mas ele não precisava de um discípulo [...] E eu fracassei, abominavelmente, porque não consegui expressar o que ele significava para mim"
(Orson Welles)

Eu só queria que você soubesse que há um espaço aqui no peito no qual você ainda vive e caminha comigo, a cada passo trocado pelas calçadas de um caminho só. Ainda lembro e dou risada de quando a gente apontava para as pessoas na rua e ria com aquelas piadas que só a gente entendia, ditas, às vezes, em sussurro ou em um silêncio consentido. Não esqueço aquela conversa em que descobri tanto sobre você debaixo daquela árvore em um ponto, agora vazio, da cidade. Há dias em que sinto o seu cheiro, e há noites em que você me visita em sonhos. Algumas vezes sonho com aquele dia em que brigamos como crianças com um spray na mão, e, no fim, te joguei no chão molhado. Com você, com nós, era tudo tão feliz sem nenhum esforço. Eu só queria que meus dias não soubessem que entre nós há um tempo ainda sem nome que se encarregou de me separar de você. Mas, sem tristeza, sem dores, sem culpas. Que triste seria a vida se eu pelo menos não tivesse te conhecido, se agora além da ausência eu não tivesse nem a boa lembrança. Portanto haverá um dia, haverá um jeito de se curar todo esse medo, todo esse vazio que eu sei que de vez em quando você sente. Eu quero que a cada momento em que você sentir dúvida, você feche os olhos e sinta o vento. Eu quero que o vento lhe sopre sonhos bons e lhe leve bem rápido para onde seu coração lhe guiar, para onde você quiser ir. Não precisa hesitar, pode acreditar, essa noite eu dispensei o acender de velas para pedir pelos seus sonhos. Eu desejei ao universo que ele acendesse o sol em sua intenção, por isso, toda vez que o sol brilhar lembre-se que há uma chama em seu nome brilhando todos os dias, então, quando os sonhos sumirem e tudo parecer escuro, por mais que a esperança se vá, o sol sempre voltará a brilhar por você, só por você. Aquele tempo em que vivemos juntos não existe mais, mas ele pode reviver sempre que quiser e lembrar de mim. Sim, meu anjo, foram-se os tempos bons, mas nada impede que comecem agora os tempos maravilhosos. Fique bem, meu bem.

"Parte de mim sorri. Parte de mim chora. Parte de mim quer se perguntar 'por quê?'. Por que há alegria? Por que há dor? Por que há pôr-do-sol e chuva? Um dia você está aqui. No outro você se foi. Não importa o que aconteça, nós devemos continuar. Mantenha a fé e deixe o amor seguir seu caminho. Tudo vai ficar bem se nós deixarmos o amor seguir seu caminho"
(Richard Stannard/ Matt Rowe)
Poderá também gostar de:

em algum lugar


"E eu estou aqui para lembrá-lo da bagunça que você deixou quando foi embora"
(Alanis Morissette)

Sim. Eu sonhei, eu planejei, eu desejei. Assumo, confesso e assino onde for preciso: eu pensei que seria para sempre! Eu me iludi, porque eu assim quis. Preferi a ilusão do teu amor a não ter em que me agarrar. Foi só uma ilusão? Não! Foi real, se eu senti foi real e não importa quem vai tentar me convencer do contrário. Ignoro o feio e me apego ao belo, ao que me faz sonhar. Te amei e não estamos juntos. É triste, é belo, portanto é real.

Verdade. Eu limpei a casa, adubei o jardim, plantei novas flores, dei banho nos cachorros, pensei no nome dos nossos filhos, preparei a mesa para você chegar e você não veio. Mas aquela vida que eu sonhei eu sei que está lá. Está em algum lugar. Lá nós dois vivemos felizes, lemos juntos o jornal de domingo, respondemos alguns e-mails, jogamos o ossinho para o cachorro buscar e temos todo o tempo do mundo para não ter tempo para mais nada. Lá você me basta, eu te basto e o amor ainda sobra. Levo café da manhã na cama para você, aparo a sua barba, ajeito a sua camisa e te dou um beijo de bom dia antes de você ir para o trabalho. E a noite eu ainda te espero, mesmo quando sei que você não virá, só para ter saudade. Aquela casa eu sonhei e não me arrependo. Ninguém demole a casa dos sonhos da gente, a gente só muda ela de lugar, se for preciso. Desejei demais o perfeito? Sim! Quem já sonha com o imperfeito na certa não deve prestar.

Lá na nossa casa é como eu sonhei. Aquele cheiro do seu perfume espalhado pelo ar denuncia sua vinda. Você chega, encontra o bilhete na porta dizendo "me encontre na sala de jantar". Lá está o seu prato preferido que eu fiquei o dia todo fazendo. Antes de você comer eu te pergunto "você quer ficar para sempre na minha vida?". Você responde que "sim" e me pergunta: "você construiu a nossa casa, me esperou por tanto tempo e nunca deixou de me amar. Você já sabia qual era a minha resposta?". "Na verdade, não", respondo. "Então por que sonhou tanto?" . "É que eu não sabia a sua resposta, mas eu sabia qual era a minha pergunta".

Bem-vindo ao lar, a casa é sua, a vida é sua e eu vou ser para sempre seu, mesmo que seja só lá naquele cantinho apertado do coração onde eu guardei as ilusões que deram certo: me iludiram e me fizeram sorrir. Tudo mundo quer pertencer a alguém, mas só alguns não são covardes para admitir. Eu sou ser lar doce lar, entre e aproveite, não deixe que outro more em um terreno que é só seu!

"A gente não pode ter a casa dos sonhos, mas a gente pode chegar perto"
(De repente 30 - 2004)

Falta de caminho


Falta de caminho

"e tudo parecia tão direito, mas não foi bem assim o que eu sonhei pra mim"
(Sandy Leah/ Junior Lima/ Allen C. Lima)

Eu disse que era sensível e você não me ouviu. Eu disse que você deveria investir naquele curso e você não me ouviu. Eu disse que faltavam verduras no seu prato e você não me ouviu. Eu disse para me avisar caso não fosse comigo e você não me ouviu. Eu disse que gostava quando usava aquela camisa listrada e você não me ouviu. Eu disse que só iria por você e você não me ouviu. Eu disse que eu morria de ciúmes e você não me ouviu. Eu disse para nunca desistir e você não me ouviu. Eu disse que sempre ia esperar e você não me ouviu. Eu disse que eu queria te dizer algumas coisas e você não me ouviu. Eu pretendia dizer que te amava, mas não disse porque você também não ouviria. Eu cansei de dizer e gritei, para você ir embora. Faz alguns dias. O silêncio tenta me avisar a possibilidade de, talvez, você ter mudado, e dessa vez ter me ouvido. Pela primeira vez, eu peço, imploro e confio, na esperança de que você, mais uma vez, não tenha me ouvido. Eu ainda não sei como entrar nesse seu mundo, mas eu adoraria te ouvir me ensinar o caminho, se você disser, se você ouvir, se você vier, se você sentir, se você, se eu, se alguém, se nós, se...

"-Tem muitos 'se' nessa frase!
- Na verdade, tem apenas um"
(Johnny & June - 2006)