quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Desilusão do Quase

Desilusão do Quase

Ainda pior que a convicção do não e a incerteza do talvez,é a desilusão de um “quase”.


É o quase que me incomoda, que me entristece, que me mata trazendo tudo que poderia ter sido e não foi.


Basta pensar nas oportunidades que escaparam pelos dedos,nas chances que se perdem por medo,nas idéias que nunca sairão do papel por essa maldita mania de viver no outono.


Pergunto me, ás vezes, o que nos leva a escolher uma vida morna;ou melhor, não me pergunto, contesto.


A resposta eu sei de cor, está estampada na distância e frieza dos sorrisos,na frouxidão dos abraços, na indiferença dos “Bom dia”, quase que sussurrados.


A paixão queima, o amor enlouquece, e o desejo trai.


Talvez esses fossem bons motivos para decidir entre a alegria e a dor, sentir o nada, mas não são. Se a virtude estivesse mesmo no meio termo, o mar não teria ondas,os dias seriam nublados e o arco-íris em tons de cinza.


O nada não ilumina, não inspira, não aflige nem acalma, apenas amplia o vazio que cada um traz de si.


Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma.


Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance.


Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você.


Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando.


Porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu! (Luiz Fernando Veríssimo)

Mulheres do Topo da Árvore!!


"As Melhores Mulheres pertencem aos homens mais atrevidos."Mulheres são como maçãs em árvores. As melhores estão no topo. Os homens não querem alcançar essas boas, porque eles tem medo de cair e se machucar. Preferem pegar as maçãs podres que ficam no chão, que não são boas como as do topo, mas são fáceis de se conseguir. Assim as maçãs no topo pensam que algo esta errado com elas, quando na verdade, ELES estão errados...Elas tem que esperar um pouco para o homem certo chegar... aquele que é valente o bastante para escalar até o topo da árvore.
(Machado de Assis)
Tem uns que se acham capazes, valentes, alcançam o topo e descobrem que é preciso mais do que coragem para conseguir a mais perfeita.Descobrem que é preciso que ele continue acreditando que depois de colhida a maçã, seja homem suficiente para manter e proteger sua maçã e, principalmente, que não é porque a maçã estava no topo da árvore que ela é inalcansável e precisa ser colocada num pedestal.
Os que deixam de acreditar em sua coragem, abrem mão de sua maçã e passam a escolher aquelas que já caíram da árvore, que não eram as melhores, nem perfeitas.
A consequência disso, é que para a maçã perfeita - do topo da árvore - a retirada da árvore pelo homem que não conseguiu continuar acreditando em si mesmo não lhe tira o status de melhor. Porém, para o homem que passa a acreditar que se é capaz de ter para si aquelas que nunca teriam a possibilidade de estar no topo, já que se encontram no chão em volta da árvore, o caminho é muito grande, do tamanho talvez da coragem que precisa resgatar em si mesmo, para se acreditar capaz de voltar a conquistar o que está em um patamar acima; ou seja, voltar a buscar a mais do topo da árvore, que jamais aceitará qualquer coisa, ou deixará seu nível de exigência, uma vez que já teve ou sempre terá o melhor para si, não aceitando nada menos daquele capaz de proporcionar-lhe sua felicidade.

Pode ser que seja



"Somente os amores não realizados podem ser românticos"
(Vick Christina Barcelona - 2008)

Talvez o amor não seja o que sonhei. Talvez o tempo não traga o que esperei. Talvez meu destino seja nunca ter. Talvez eu não seja a pessoa certa para você. Talvez eu também não seja a pessoa errada, e o nosso erro seja esse, só saber viver nos extremos. Talvez eu seja apenas esse vazio entre o que você quer e o que eu não posso ser. E de vazios ninguém vive. Vazios podem dolorosamente ocupar espaços, mas não preenchem almas que anseiam por um pouco mais. Ou talvez não seja nada disso. Talvez eu seja o amor da sua vida, mas não dessa vida. Talvez ainda haja magia, ainda haja verdade, e, por algum encanto, passe a tempestade e surja um arco-íris, trazendo o reconforto dos sonhos de criança. E talvez além do arco-íris, junto com um pote de ouro, exista um fim para tudo o que se sente sem não mais querer sentir. Talvez possa-se trocar toda a riqueza do tesouro por não se ter mais sentimentos, pensamentos, por alguém que não se pode alcançar. Talvez o prêmio para quem soube amar seja um dia não mais doer, todo amor que não era pra ser. Talvez.

"E, talvez, não seja assim tão fácil, talvez, assim seja melhor. E, talvez, cada um reme pra um lado, mas os mares que te cercam, talvez, sejam iguais aos meus e a gente segue em frente"
(Junior Lima)

Alguem precisa ser...

"é facil ser herói se o amor te acolhe bem"
(Sandy Leah)


"Meu medo é que um dia as pessoas boas se cansem

"Você é muito especial, mas...", como já dizia Constantine, "tem sempre um porém". Então, eu sou especial? Sou tão especial que você não me quer? Aliás, ninguém me quer? "Ele não te merece". Ah, ele não me merece? Quer saber? O que ninguém merece é esse papo furado! Todo mundo me merece. Ele me merece também. E eu não sou medalha olímpica, troféu do campeonato de sinuca, nem primeiro lugar do vestibular para alguém me merecer. Não me mereça, me queira. Não nasci para ser aquela roupa especial que você veste apenas em eventos importantes, quero ser aquela roupa gasta, velha, preferida, que você nunca cansa de usar. Não quero ser feriado, quero os seus 365 dias e os 366 quando for ano bissexto. Não quero ser preservado de nada, eu quero ser gasto, usado de bom modo. EU NÃO QUERO SER ESPECIAL! EU NÃO SOU ESPECIAL, mesmo que alguém precise ser.

Especial não é nada, especial não diz nada e eu ainda falo muito. Até o Roberto Carlos é especial uma vez por ano. Eu quero não ser especial, não dessa forma, não dessa vez. Por que às vezes parece que preciso não ser para você me querer? Então, não vou ser! Vou me tornar banal, estúpido, idiota, comum e questionável. Ninguém diga que eu sou mais do que alguém merece, eu vou ser menos. Vou me tornar menos. Assim você vai me querer? Vou ganhar alguns quilos e ser menos leve, vou mandar você usar logo essa sua boca dentro da minha boca, para assim eu falar menos, que tal? Nunca te fiz exigências, então, por que exigir tanto de mim? Que balança desregulada é essa?

Não me convenço, com essa história de ser especial, se eu fosse especial já teria alguém aqui junto comigo. Mas não tenho. Quem deixaria de querer algo especial? Quem não se acharia merecedor de algo especial? E a vida é mesmo questão de merecimento? Se é essa solidão e essa saudade (mesmo quando ele tá do meu lado) que eu mereço, então, é fato: EU NÃO PRESTO! Se eu prestasse não ia merecer isso tudo. É que eu sou uma farsa. Essa minha pele lisa, sem espinhas, não é minha, eu comprei, tomei remédio, lixei. Esse meu cheiro bom não é meu, é creme, é perfume. Essas frases todas que eu cito, não são minhas, eu vi em um filme, eu li em um livro, eu ouvi em uma música. Esses dentes alinhados eram tortos, eu que alinhei, aparelhei. E esses dentes formam meu sorriso, às vezes, forçado, uma força grande para continuar sendo feliz. É que eu ainda acordo e decido tentar ser alguém melhor, e a grande motivação para isso é você e aquele rapaz magrinho e falador que sempre visita ao meu espelho.

"O seu problema e que você é muito santo, quer ser muito certinho", ouvi algumas vezes, não da mesma boca, mas com o mesmo tom malvado. Não, não sou santo, quem beatifica alguém são os outros, eu quero apenas ser eu mesmo. Não falseio ver um mundo cor-de-rosa. Nunca deixei de ver as coisas como elas são de verdade. Eu apenas abro os olhos e vejo as coisas desse jeito que eu ajo, de um modo mais bonito e poético, mas é assim que eu vejo, é pecado?

Porém, eu também encontro motivos para, pelo menos uma vez por mês, me perguntar "o que foi que eu fiz de errado dessa vez?". Me questiono e me sinto impotente, por achar que realmente ninguém me merece, e não há nada positivo no sentido deste pensamento. É, eu ainda me culpo por tudo. Prefiro pensar que a culpa é minha do que te culpar pelo feito e pelo não feito. Eu me culpo até pelas poucas vezes em que sinto raiva de você. Sinto raiva de mim, por sentir raiva de alguém que amo tanto. Só que eu não aguento mais carregar culpas, camuflar medos e saber que eu vou ter que dar conta, porque alguém precisar dar, alguém precisa ser.

Mas o melhor é que eu sei que bastam alguns minutos e eu volto a aguentar tudo outra vez. Só que hoje, especialmente hoje, eu não quero ser especial. Eu só queria ser alguém que você quisesse querer. No fundo, eu me esforço em buscar formas, maneiras e modos, para ser alguém melhor e esperar que EU mereça você, e que juntos possamos merecer o amor.

"Se eu era mesmo tão especial assim, por que você me deixou apodrecer nesse lugar?"

Amor Proprio

"Lembrar de amar faz bem pro seu cabelo"
(Manitu)

Este texto é melhor visualizado por quem tem dois olhos e um coração. Os olhos não precisam nem ser dois, mas os corações podem ser vários. Não leia as palavras, leia minha alma. É ela que eu tenho, é ela que eu mostro, é por ela que me mostro, para não ser um monstro sem ela. Use mais sua alma, fale mais com o seu coração. Sua alma é para ser sentida e viver dias mais belos. Seu corpo pode mais que sexo. Sua boca pode mais que beijos, lambidas e gozos. Você pode mais.

Mas, você não quis. "Ei, ele não quis!" Não quis minhas palavras bonitas, não quis meu jeito enlouquecido de estar sempre lúcido, não quis meu amor, não quis ser amado. Se eu me arrependo? Não! Amar sempre vale a pena. Eu aprendi, cresci, amadureci, me tornei capaz de amar um pouco mais. Ele me inspirou palavras bonitas, palavras tristes, mas palavras verdadeiras. "Mas ele não te amou!" Peraí, cara-pálida! Essa conversa é sobre amar, quem tá falando em ser amado aqui? Amar querendo ser amado não é amor, não é reciprocidade, é interesse, bajulação, é pegar um ser humano e ensiná-lo que ele ganha um ossinho toda vez que te tratar bem. Eu quero amor, não adestramento.

"Onde está seu amor próprio?" Amor próprio? Corta logo essa sua filosofia barata de buteco! Eu me amo SIM! Me amo tanto, em um amor tão grande, que preciso não me amar sozinho, preciso de um par. Meu amor próprio me ama e tem a propriedade de se permitir amar ao outro. Acorda, levanta e anda: o mundo já está cheio de amor próprio, o mundo está lotado de pessoas que se amam demais, o universo está farto de pessoas egoístas que só querem amar a si. O mundo precisa de pessoas que amem ao outro, e que aprendam o real significado do amor próprio. É amar a si, não venerar a si, idolatrar a si, ignorar ao próximo, não amar ao próximo. Ame ao próximo, o seguinte e ao que vier depois do sucedente. AME!

Seu espelho não mostra quem você é, até ele te inverte para te impulsionar a um jeito de ser você mesmo. Eu mesmo quero amar, só aprendi que não preciso do "te" antes do amar. Quer filosofia (não a de buteco)? Vou te dar. A filosofia já disse, o filósofo que eu não lembro o nome disse. Não guardei o nome dele, apenas vivo o que ele disse. Ainda sinto e vivo palavras que não são minhas. Então, não copie esse trecho e cole no seu Orkut, porque não é minha a "descoberta" que segue. Existe afeto, amizade, fraternidade e amor. Afeto é gostar mais de você do que do outro. Amizade é gostar do outro tanto quanto você gosta de si. Fraternidade é gostar de todas as pessoas do mundo como você gosta de você mesmo. Amor é mais complexo, incompreensível, é gostar mais do outro do que de você mesmo. Não fui eu quem disse não. Já souberam o amor antes de mim. Antes de você.

Então, não confunda branco com verde, verdura com legume, não leve o travesti para a cama achando que é o amor da sua vida, porque você não é o Ronaldinho, ainda que você possa se tornar um fenômeno questionável. Amar é um fenômeno, viver é um fenômeno. Portanto, não veja, seja. Não queira, tenha. Não ame, me ame. Fui claro? Agora, saia da minha página e vá em busca de quem você ama. Se você não me ama, tudo bem, bom para você, mas, preciso lhe informar que você vai ter que amar alguém! Não dá para escapar disso não! Busque, não fuja e ame um pouco mais, pode ser que alguém te encontre. Se você mesmo se encontrar, já será um bom começo.

E não ache que porque eu escrevo palavras bonitas, rimas tristes, eu estou por aí chorando, sentindo sua falta a todo momento, que eu sou alguém triste, melancólico, a ponto de cortar os pulsos. Desculpa, meu bem, meu mundo já existia antes de você, minha vida também, portanto, não seja egoísta mais uma vez espalhando para o mundo que eu sofro por você. Menos, querido. Eu sorrio pelo que eu acredito, eu choro pelo que eu acredito, pelo que eu sinto, é porque eu vivo, é porque eu não me escondo. E nem tente se desculpar porque não será por mim, será por você, para você se sentir melhor. Quebra essa sua casca de depressão mal curada e disfarçada de "ei, olhem para mim, eu estou aproveitando a vida!". Olhei, decepcionei, larguei, é quase um "olhei, gostei, peguei" das baladas, só que o meu é a versão de quem se machucou por alguém sem sentimentos.

Lembra aquele coração que eu te pedi lá no começo? Cuide dele, trate bem dele, reserve um lugar especial para alguém e permita que outro more no seu coração, na sua casa, na sua vida. Você pode fazer alguém feliz, e isso sim é amor próprio: fazer de você mesmo algo bom para o outro. De que adianta se achar tanto, sem nunca ter ninguém para te dar a certeza? Alguém para lhe trazer também algumas dúvidas para não cair na mesmice. Eu não exagero, apenas amo em excesso e ainda deixo um resto para a próxima vez. Eu quero é ser feliz, e eu não tenho medo de precisar não ser de vez em quando, é o preço que eu pago, sem esperar pelo troco!

"Os depressivos não. Eles querem ser infelizes para confirmar que eles são depressivos. Se eles forem felizes não poderão mais ser depressivos. Eles teriam que sair pelo mundo e viver. O que pode ser deprimente"
(Closer - 2004)