quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Amor Proprio

"Lembrar de amar faz bem pro seu cabelo"
(Manitu)

Este texto é melhor visualizado por quem tem dois olhos e um coração. Os olhos não precisam nem ser dois, mas os corações podem ser vários. Não leia as palavras, leia minha alma. É ela que eu tenho, é ela que eu mostro, é por ela que me mostro, para não ser um monstro sem ela. Use mais sua alma, fale mais com o seu coração. Sua alma é para ser sentida e viver dias mais belos. Seu corpo pode mais que sexo. Sua boca pode mais que beijos, lambidas e gozos. Você pode mais.

Mas, você não quis. "Ei, ele não quis!" Não quis minhas palavras bonitas, não quis meu jeito enlouquecido de estar sempre lúcido, não quis meu amor, não quis ser amado. Se eu me arrependo? Não! Amar sempre vale a pena. Eu aprendi, cresci, amadureci, me tornei capaz de amar um pouco mais. Ele me inspirou palavras bonitas, palavras tristes, mas palavras verdadeiras. "Mas ele não te amou!" Peraí, cara-pálida! Essa conversa é sobre amar, quem tá falando em ser amado aqui? Amar querendo ser amado não é amor, não é reciprocidade, é interesse, bajulação, é pegar um ser humano e ensiná-lo que ele ganha um ossinho toda vez que te tratar bem. Eu quero amor, não adestramento.

"Onde está seu amor próprio?" Amor próprio? Corta logo essa sua filosofia barata de buteco! Eu me amo SIM! Me amo tanto, em um amor tão grande, que preciso não me amar sozinho, preciso de um par. Meu amor próprio me ama e tem a propriedade de se permitir amar ao outro. Acorda, levanta e anda: o mundo já está cheio de amor próprio, o mundo está lotado de pessoas que se amam demais, o universo está farto de pessoas egoístas que só querem amar a si. O mundo precisa de pessoas que amem ao outro, e que aprendam o real significado do amor próprio. É amar a si, não venerar a si, idolatrar a si, ignorar ao próximo, não amar ao próximo. Ame ao próximo, o seguinte e ao que vier depois do sucedente. AME!

Seu espelho não mostra quem você é, até ele te inverte para te impulsionar a um jeito de ser você mesmo. Eu mesmo quero amar, só aprendi que não preciso do "te" antes do amar. Quer filosofia (não a de buteco)? Vou te dar. A filosofia já disse, o filósofo que eu não lembro o nome disse. Não guardei o nome dele, apenas vivo o que ele disse. Ainda sinto e vivo palavras que não são minhas. Então, não copie esse trecho e cole no seu Orkut, porque não é minha a "descoberta" que segue. Existe afeto, amizade, fraternidade e amor. Afeto é gostar mais de você do que do outro. Amizade é gostar do outro tanto quanto você gosta de si. Fraternidade é gostar de todas as pessoas do mundo como você gosta de você mesmo. Amor é mais complexo, incompreensível, é gostar mais do outro do que de você mesmo. Não fui eu quem disse não. Já souberam o amor antes de mim. Antes de você.

Então, não confunda branco com verde, verdura com legume, não leve o travesti para a cama achando que é o amor da sua vida, porque você não é o Ronaldinho, ainda que você possa se tornar um fenômeno questionável. Amar é um fenômeno, viver é um fenômeno. Portanto, não veja, seja. Não queira, tenha. Não ame, me ame. Fui claro? Agora, saia da minha página e vá em busca de quem você ama. Se você não me ama, tudo bem, bom para você, mas, preciso lhe informar que você vai ter que amar alguém! Não dá para escapar disso não! Busque, não fuja e ame um pouco mais, pode ser que alguém te encontre. Se você mesmo se encontrar, já será um bom começo.

E não ache que porque eu escrevo palavras bonitas, rimas tristes, eu estou por aí chorando, sentindo sua falta a todo momento, que eu sou alguém triste, melancólico, a ponto de cortar os pulsos. Desculpa, meu bem, meu mundo já existia antes de você, minha vida também, portanto, não seja egoísta mais uma vez espalhando para o mundo que eu sofro por você. Menos, querido. Eu sorrio pelo que eu acredito, eu choro pelo que eu acredito, pelo que eu sinto, é porque eu vivo, é porque eu não me escondo. E nem tente se desculpar porque não será por mim, será por você, para você se sentir melhor. Quebra essa sua casca de depressão mal curada e disfarçada de "ei, olhem para mim, eu estou aproveitando a vida!". Olhei, decepcionei, larguei, é quase um "olhei, gostei, peguei" das baladas, só que o meu é a versão de quem se machucou por alguém sem sentimentos.

Lembra aquele coração que eu te pedi lá no começo? Cuide dele, trate bem dele, reserve um lugar especial para alguém e permita que outro more no seu coração, na sua casa, na sua vida. Você pode fazer alguém feliz, e isso sim é amor próprio: fazer de você mesmo algo bom para o outro. De que adianta se achar tanto, sem nunca ter ninguém para te dar a certeza? Alguém para lhe trazer também algumas dúvidas para não cair na mesmice. Eu não exagero, apenas amo em excesso e ainda deixo um resto para a próxima vez. Eu quero é ser feliz, e eu não tenho medo de precisar não ser de vez em quando, é o preço que eu pago, sem esperar pelo troco!

"Os depressivos não. Eles querem ser infelizes para confirmar que eles são depressivos. Se eles forem felizes não poderão mais ser depressivos. Eles teriam que sair pelo mundo e viver. O que pode ser deprimente"
(Closer - 2004)

Nenhum comentário:

Postar um comentário